top of page

TAI-CHI-CHUAN

Arte terapêutica de origem oriental, fácil de ser aprendido por qualquer pessoa a qualquer idade. Abaixa a pressão sanguínea, estimula a circulação, fortalece os músculos, trabalha a flexibilidade das articulações, melhora o equilíbrio e o funcionamento do aparelho cardiovascular. Além disso, estimula o sistema imunológico e alivia os estados depressivos. É uma verdadeira fonte de juventude, especialmente depois dos 60 anos. O exercício é feito por meio de movimentos simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exige habilidades especiais e pode ser executado ao ar livre ou em lugares fechados, sozinho ou em grupo.
Elimina sentimentos negativos, tais como raiva, ódio, ciúme, inveja, frustração, portanto favorece o equilíbrio emocional, afastando às pessoas do estresse.
As técnicas respiratórias (Chi-Kung) diminuem a frequência cardíaca e aumentam o nível energético.
Ao executar os diferentes movimentos se melhora a capacidade de concentração e se exercita a memória. Os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e flexibilidade das articulações. Obtém-se também mais equilíbrio o que reduz o risco de quedas e acidentes.

Meditação

Os usos médicos mais importantes da meditação são em relação à diminuição da pressão arterial e desaparição de sintomas relacionados a tensão nervosa, tais como dores de cabeça, transtornos do aparelho digestivo, insônia e estresse. A prática da meditação depende do caráter do paciente, de seu desejo de submeter-se a essa disciplina. Como não é um remédio médico  direto para melhorar à saúde, muitas pessoas subestimaram sua importância.

Pilates

Pilates

Sobre o Tai-Chi-Chuan

A prática do Tai-Chi-Chuan é indicada para todas as idades e é considerada uma meditação em movimento.

 Inicia-se com um conjunto de exercícios simples de aquecimento e logo, em seguida, aprenderemos a forma em si mesma. Esta prática é considerada uma meditação em movimento. Trata-se de movimentos lentos e coordenados, sem jamais forçar os limites do corpo.

O Tai-CHI é parte integrante do Taoísmo, a mais antiga filosofia e prática espiritual da China. O corpo humano é um todo integrado, sendo cada parte ligada às outras partes e dependente delas. No entanto, as pessoas que têm um estilo de vida sedentária muitas vezes se esquecem de usar todas as partes do corpo. A vida contemporânea nos confronta, também, com emoções negativas descontroladas e com a sobrecarga que a vida urbana nos impõe. Perdemos assim, gradativamente os nossos movimentos e a nossa energia vital. Com a meditação e a  prática diária do tai-Chi podemos lograr a regeneração do sistema nervoso e nos transformar em crianças novamente, eliminando a rigidez e a tensão.

bottom of page